5 de novembro de 2008


Quadrinhos na web

O Tudo menos arte entrevistou Felipe Marcantonio, quadrinista brasileiro emergente, já conhecido em círculos da internet como cartunista e animador (sob o pseudônimo "Yuski"), que desde julho de 2008 publica sua HQ de conteúdo próprio na web. Ela pode ser vista em www.xdragoon.com/.

Os quadrinhos (também chamados "HQs" ou "comics") são uma forma de arte com um estigma de "entretenimento sem valor" no Brasil, sendo difícil para um artista de quadrinhos sequer ser levado a sério. A tradição brasileira nos quadrinhos é ligada ao humor e possui forte influência dos quadrinhos dos Estados Unidos, onde uma confluência de fatores mercadológicos e sociais levou à criação do Comics Code, uma série de normas que limitou a expressão artística nos quadrinhos por décadas no país e gerou a imagem da arte como "infantil" e "sem valor artístico". Só recentemente o movimento das graphic novels tem restaurado a validade dos quadrinhos, mas a mudança é lenta e no Brasil ainda mais.
A internet, com sua capacidade de armazenamento barata e espaço virtualmente ilimitado para exibição, tem atraído autores de quadrinhos procurando uma maneira de mostrar sua criatividade. Nesse sentido, as webcomics (como são chamadas) são descendentes diretas das zines, revistas bancadas por autores amadores, existentes desde a década de 70. Através da internet, já vários artistas conseguiram projeção e notoriedade - um exemplo brasileiro é Fábio Yabu, que graças à notoriedade conseguida com sua webcomic Combo Rangers chegou ao mercado editorial, hoje tendo livros traduzidos em diversas línguas.

TMN - Comecemos pela introdução - fale um pouco sobre você.
Felipe Marcantonio - Sou Felipe Marcantonio, trabalho como ilustrador e animador 2D. Também atuo como professor de animação na Oficinas de Artes de Boituva-SP.

TMN - Em que você já trabalhou antes?
Felipe Marcantonio - Trabalhei em uma animação para fora do país, fiz quadrinhos, charges para a prefeitura da cidade de Boituva.

TMN - O que você pensa dos quadrinhos como forma de arte?
Felipe Marcantonio - Os quadrinhos, assim como os quadros, são uma forma de expressão daqueles que o faz. Normalmente isso não é muito visivel na maioria dos quadrinhos ocidentais, pois geralmente quem escreve, não desenha, o que acaba conflitando a mensagem que o desenhista quer passar, pois aquela é a interepretação do desenhista em cima do que o roteirista fez. No caso de alguns artistas Europeus e Japoneses, que geralmente fazem o roteiro e o desenho, podemos ver uma maior harmonia entre o ambos. Tem muitos quadrinhos que podem ser vistos como arte (um ótimo exemplo é GON, publicado pela Conrad no Brasil) e outros não.

TMN - O que você pensa da internet como suporte para os artistas de quadrinhos?
Felipe Marcantonio - A internet é ótima para isso, pois ela não tem limites e dificuldades para publicar o trabalho. Existem muita gente que não teve chance em editoras em um primeiro momento, após mostrar o seu trabalho pela net, foram chamadas para trabalhar na mesma editora e recebeu proposta de várias outras.


TMN -
Bem, isso é tudo. Se quiser dar uma recomendação de leitura...
Felipe Marcantonio - Eu vou recomendar sites de quadrinhos variados como o Blog Insônia, Projeto Continuum e Quarto mundo para diferentes séries de quadrinhos. Para ficar por dentro do mundo dos quadrinhos, temos o UNIVERSO HQ.
TMN - Obrigado por tudo, e tenha um bom dia.

Nenhum comentário: