22 de agosto de 2008

Características do Jornalismo On-Line

O webjornalismo possui algumas características essenciais, cuja combinação o imbui de características únicas. Essas características são: convergência, interatividade, memória, hipertextualidade, instantaneidade e personalização.
Convergência é a capacidade de combinar diferentes mídias - texto, som e imagem - na transmissão de informação. Sites como o Futebol Interior podem oferecer texto, fotos, rádio, televisão e arquivos audiovisuais sobre um determinado assunto.
A interatividade é uma das principais características da nova mídia. O usuário pode participar do processo através de comentários (um exemplo é o Observatório da Imprensa), chat (o Futebol Interior também organiza e publica chats periodicamente) e troca de e-mails com os responsáveis pelas notícias. Alguns sites até permitem ao público participar da elaboração das notícias e mandar pautas.
O jornalismo na web também possui outra característica essencial: a memória. Não somente é menos dispendioso armazenar arquivos de notícias na internet, como é possível disponibilizá-lo inteiro ao público para fácil acesso. Exemplo: o site de notícias El Mundo oferece a seus visitantes um arquivo completo de todas as matérias especiais já produzidas pelo site.
A hipertextualidade é um dos fatores únicos do jornalismo na web. Através do hipertexto, uma notícia pode oferecer links diretos a páginas com informação relacionada, outras notícias, mídias diferentes e buscas por assuntos similares, para acesso imediato. Isso enriquece o conteúdo das notícias e transforma o site inteiro numa rede de informações contínua, permitindo ao usuário estabelecer uma compreensão maior dos assuntos tratados. Um site como o CNN.com tem tanto links com notícias relacionadas através de palavras-chave como links dentro do próprio texto da notícia para artigos relevantes.
A capacidade de colocar informações multimídia de múltiplas fontes assim que chegam tornou-se uma marca do jornalismo on-line. A isso se chama instantaneidade. NewsNow é um exemplo de um site que utiliza esse tipo de atualização. Por fim, aquele que talvez seja o mais único dentre todos os recursos da internet: personalização. A tecnologia permite que a própria forma de transmissão das informações adapte-se ao internauta. Um exemplo interessante é o site canadense de notícias locais mysask.com, que dá a seus usuários registrados a opção de escolher que tipo de notícia prefere receber na página inicial.