5 de setembro de 2008

Europa recebe grafiteiros Baianos

Grupo de artistas baianos participa de intercâmbio cultural na Europa, cenário de belas paisagens, museus, catedrais, monumentos, pontos turísticos e locais históricos.

A convite do presidente do Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), jornalista Pietro Gallina, um grupo de baianos formado por grafiteiros e pessoas ligadas à arte de rua, retornou recentemente da Europa nesse mês de aogosto, trazendo na bagagem novidades, conhecimentos e muita experiência. O roteiro incluiu uma agenda de encontros, palestras e realização de pinturas (grafites) em Paris e Marseille (França), Linburg e Frankfurt (Alemanha), Barcelona (Espanha) e Roma (Itália). O intercâmbio serviu também para divulgação do Projeto Grafita, da Prefeitura Municipal do Salvador, considerado pioneiro no Brasil.

Participaram da visita à Europa, a convite do ICBIE, o coordenador do Projeto Grafita e superintendente de Parques e Jardins da PMS, Edvandro Castro Pinto (Tucunaré), os grafiteiros Lee 27 (Josenildo Silva), Pinel (Jackson Barbosa), o artista plástico e grafiteiro Júlio Costa e o fotógrafo, relações públicas e pesquisador da arte de rua, José Paranaguá.

Durante a viagem, alguns momentos foram marcantes, como o encontro com grafiteiros da M.A.C. Crew, na pintura de um painel na localidade de Bagnolet, em Paris. “Pintar ao lado dos grafiteiros Kongo, Lazoo 1, Juan, Gilbert, Merri, da velha escola européia, contagiou a todos nós, revelou Pinel. Para Lee 27, “foi um momento inesquecível”. Em Frankfurt (Alemanha), os artistas baianos também tiveram a oportunidade de pintar no “Hall of Fame”, com os grafiteiros alemães Senkone e Imezone. “É muito importante para nós ver o nosso trabalho compondo esse cenário com famosos grafiteiros de várias partes do mundo”, disse o artista Júlio Costa.

No Centre the Comunication/Graphical Design School de Paris, o grupo falou para uma turma de estudantes de publicidade sobre suas experiências com a arte de rua e com o Salvador Grafita, fazendo a divulgação do catálogo do projeto. Já em Marselle, a turma manteve contato com brasileiros ligados à arte de rua.

Em Linburg, Alemanha, a professora e artista plástica, Renate Kuby, presidente da Lahn Artirts, organizou uma performance na sala de aula com os artistas baianos. Depois grafitaram uma van de propriedade de um dos membros da associação. Em Barcelona, foram feitas duas pinturas no Live Paiting do Centro Cultural Hospel Art Shaping Your Ideas, sendo uma com a participação do grafiteiro espanhol Shan. Na itália, os grafites foram pintados em tapumes de compensado, com interação de alunos da American School of Rome.
(Extraído do site overmundo)

Nenhum comentário: